Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O que é RPG Maker?


O RPG Maker é um programa que permite criação de jogos no estilo RPG, no estilo de jogo clássicos como Final Fantasy e Dragon Quest.
Diferente do que se imagina, o RPG Maker oferece uma interface bastante amigável, que permite que se possa criar sem precisar ser perito em algum tipo de linguagem de programação. Você ainda precisará se acostumar com as opções do programa e ler alguns guias. Mas é para isto que estamos aqui, para lhe dar toda ajuda que você precisar.


Origens do RPG Maker


O RPG Maker foi desenvolvido inicialmente na década de 80 no Japão para os computadores MSX, que eram muito populares na época. O RPG Maker foi um grande sucesso
No início da década de 90 o RPG Maker migrou para os consoles, sendo as versões mais conhecidas a de Super Famincon (Super Nintendo aqui no ocidente) e Playstation. Mas elas não fizeram tanto sucesso quanto seus antecessores.
A chegada no RPG Maker ao windows foi em 1997 com o RPG Maker 95.
Ele deu ao sucesso atual da série.
O RPGMaker também possui versões para consoles, mas o seu sucesso veio mesmo com as versões para computadores , veja abaixo as versões
já lançadas do RPG Maker, sendo o RPGMaker XP e o RPGMaker VX os mais utilizados no planeta.


Versões do RPG Maker para PCS


RPG Maker 95
O RPG Maker 95 foi o primeiro RPG Maker produzido para Microsoft Windows. Ele foi publicado no dia 28 de março de 1997 no Japão mas apesar dos gráficos serem agradáveis, os recursos limitados prejudicavam sua popularidade, ele foi traduzido e distribuido ilegalmente na internet, assim como seus sucessores mas pouco depois foi lançado o RPG Maker 2000 e a maioria dos usuários migraram para o novo sistema, mas ainda é possível encontrar usuários do programa e recentemente foi lançado um patch que faz com que o programa funcione no Windows XP, algo que até então era impossível.




RPG Maker 2000

Lançado no Japão em 1999, o RPG Maker 2000 é a versão responsável pelo sucesso do programa. Cheio de opções, era muito fácil de usar por qualquer iniciante que não saiba nada de programação. Basta uma idéia e persistência que o usuário conseguiria fazer um típico jogo de RPG e com um pouco de talento e lógica muitos usuários tiraram leite de pedra, ao fazer via um sistema de programação arcaica sistemas superiores aos já fornecidos pelo programa.



RPG Maker 2003


RPG Maker 2003, sucessor do clássico RPG Maker 2000 teve como principal aperfeiçoamento em relação ao anterior um remodelado sistema de batalha, que largava a visão em primeira pessoa (que muitos odiavam) substituindo pela visão em 3ª pessoa. O RPG Maker 2003 é, em vários aspectos, superior ao seu predecessor, pois conta com muitos recursos melhorados e alguns inéditos, como: melhoras no sistema de variáveis, dois timers simultâneos, novas opções de evento, entre outras.



RPG Maker XP

Lançado em 2004, o RPG Maker XP possui menos opções de eventos em relação às anteriores, trouxe uma grande novidade: o RGSS, que é uma linguagem de programação baseada em Ruby e editada para uso nos games.
Com ele o maker pode alterar a programação do jogo em si, criando sistemas complexos de forma mais eficaz que usando eventos.
Além disso, essa versão suporta mais qualidade e tipos de imagem e sons e tem uma resolução maior.
Seu sistema de batalha voltou a ser frontal, mas diferente do RPG Maker 2000, os personagems do grupo também estão visíveis, mas com a vantagem do RGSS este sistema pode ser alterado.


RPG Maker VX

O RPG Maker VX é a mais nova versão do RPG Maker criada para computadores. Foi lançado oficialmente dia 27 de dezembro de 2007. O novo maker tem uma interface mais simples e mais comandos pré-programados, permitindo que os usuários iniciantes criem seus jogos com maior facilidade.
Ele também conta com o RGSS2, uma versão mais “polida” do RGSS usado no RPG Maker XP.
Sua batalha é muito similar ao do RPG Maker 2000, mas como no caso do RPG Maker XP, você pode alterar a batalha através de scripts.

Fonte: Radidelisoft.com - santuariorpgmaker.com  Última modificação do original: Seg, 28 de Março de 2011 14:49.



Nenhum comentário:

Postar um comentário