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sábado, 3 de dezembro de 2011

Trial do RMVX Ace Lançada!




Enterbrain divulgou um trial do RPG Maker VXAce, o maker da próxima geração. Sua distribuição é gratuita, então sintam-se a vontade de baixá-lo e testar.
Sendo uma versão para demonstração, o programa não possui todos os recursos da sua versão definitiva e há várias limitações impostas, de forma que seja apenas para o usuário experimentar as funções mais básicas e ter uma ideia do programa.
Dentre as limitações, citamos algumas:
  • Não é possível criar disco de jogo;
  • Não é possível alterar o número máximo de itens e habilidades;
  • Só é possível criar 10 mapas dentro do projeto;
  • Cada mapa só pode conter 10 eventos;
  • Apenas parte do novo material gráfico está incluso nesta versão;
  • Não é possível alterar nenhum dos códigos no editor de scripts,  esta versão só permite a visualização deles;
  • O uso do Resource Manager para importar ou exportar gráficos não está disponível;
  • Projetos criados nesta versão do programa terão seu conteúdo zerado após o fechamento do editor;
  • Esta versão não será compatível com atualizações do programa definitivo.
Uma patch de tradução do trial para o inglês já está disponível aqui. Nota que apesar do programa estrar totalmente traduzido, coisas como o database e scripts ainda se encontram em japonês. Se for tão rápido assim como a versão definitiva,  2012 promete.
Algo de destaque nessa versão são opções de áudio mais avançadas, principalmente a música do mapa não reiniciar após uma batalha.
Se tratando de um aplicativo em japonês, seu sistema deve ter condições de rodá-lo. Recomendamos AppLocalecaso seja usuário de Windows e não queira mudar toda a linguagem do sistema. Este tutorial explica como instalá-lo, contendo o pacote de idiomas do leste asiático e links para guias de outras versões do Windows.

Seguem algumas screens e comentários do trial:
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{Apesar de não apresentar camadas livres como no XP – elas são determinadas no próprio tileset – ele dá muito mais liberdade que o VX, possuindo duas camadas de autotile e uma para objetos.}
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{O gerador de chars permite customização  tanto da face como do sprite, mudando coisas como cor, cabelo, roupa e detalhes adicionais. O usuário pode importar e exportar recursos.}
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{As áreas de encontro de inimigos podem ser desenhadas no próprio mapa, com cada terreno tendo os encontros possíveis atribuídos pela ID.}
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{O editor de eventos apresenta muito mais opções que as versões antigas.}
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{O editor de sistema não mudou muito se comparado ao VX, mas adicionou algumas opções novas, como poder trocar a cor das janelas.}
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{A tela de título é formada por duas camadas, com uma opção do nome do projeto ser automaticamente gerado, se o usuário desejar.}
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{O caterpillar embutido.}
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{Dentre as opções em destaque novas, está a possibilidade de organizar a ordem do grupo por padrão.}
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{A batalha apresenta background e as informações são exibidas numa janela separada. O sitema de TP também está presente.}

Fonte: Santuário Rpg Maker  Retirado em: 03/12/11 15:50

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